Pesquisa personalizada

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ministério da Educação ameaça fechar três cursos de medicina no Rio

BRASÍLIA - O Ministério da Educação ameaça descredenciar três cursos de medicina reprovados em avaliações oficiais. Todos eles ficam em instituições particulares do Estado do Rio: o da Universidade Severino Sombra, em Vassouras; do Centro de Ensino Superior de Valença; e o da Universidade de Iguaçu, no campus de Itaperuna. O MEC deu prazo até 30 de junho para que as três instituições resolvam insuficiências detectadas por uma comissão de especialistas.

Do contrário, os cursos não poderão receber novos alunos e só continuarão funcionando até que o último estudante que já frequenta a faculdade de medicina se forme. Na prática, isso leva ao fechamento do curso dentro de alguns anos. As três instituições estão proibidas de realizar vestibular e, caso já tenham selecionado os estudantes para ingresso em 2009, esses novos alunos não poderão começar o ano letivo.

- Esses três cursos apresentam deficiências gravíssimas. Se até o meio do ano essas instituições não tomarem medidas, os cursos serão descredenciados - disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Outros cursos de medicina, todos particulares, sofreram punições mais brandas. No Rio, o campus de Nova Iguaçu da Universidade de Iguaçu teve a oferta de vagas reduzida de 100 para 75 por semestre até que sejam resolvidos problemas detectados pelos especialistas, o que deve ocorrer em até 12 meses. Na Universidade Metropolitana de Santos (SP), o MEC determinou a redução do número de alunos ingressantes por vestibular de 80 para 50 até que sejam sanadas deficiências. A regra vale já para o início de 2009.

A Universidade de Marília (Unimar), em Marília (SP), que tinha tido o vestibular totalmente suspenso, o ingresso de alunos foi restabelecido, mas reduzido de 100 para 50, após as instituições cumprir parcialmente as determinações do MEC. A Universidade Luterana no Brasil (Ulbra), do Rio Grande do Sul, também teve as vagas reduzidas de 70 para 65.



http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/01/29/ministerio-da-educacao-ameaca-fechar-tres-cursos-de-medicina-no-rio-754195376.asp

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails