Brasília, 23 jan (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu hoje por meio de carta à reclamação de seu colega italiano, Giorgio Napolitano, pela decisão do Brasil de conceder asilo político ao ex-ativista Cesare Battisti, condenado por quatro homicídios.
Porta-vozes da Presidência informaram que a carta de Lula foi entregue hoje à embaixada italiana, mas não revelaram seu conteúdo.
As autoridades italianas continuam tentando pressionar o Governo brasileiro para que reconsidere sua decisão da semana passada de conceder asilo político a Battisti, ex-ativista de esquerda radical e condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos.
Em carta enviada a Lula, Napolitano expressou seu "estupor" e "amargura" pela decisão do Brasil, que se baseou no argumento de que existe um "fundado temor de perseguição" caso se realize sua extradição, segundo a ordem ministerial publicada no Diário Oficial.
Além disso, a Itália estuda apelar ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não se pronunciou sobre a possível extradição do ex-membro das Brigadas Vermelhas.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL969170-5602,00-LULA+RESPONDE+A+CARTA+DE+NAPOLITANO+SOBRE+CASO+BATTISTI.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário