Pesquisa personalizada

sábado, 6 de março de 2010

Estudo VII - COMUNHÃO UNIVERSAL



“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Efés. 3:20-21).
Sob a inspiração do Espírito Santo, Paulo escreveu sobre a unidade inigualável que Cristo estabeleceu na igreja.
O conteúdo do mistério- (Efés. 3:1-6)
Mistério no Novo Testamento não é um segredo escondido mas uma verdade, antes desconhecida, revelada por Deus a Seu próprio tempo pelo Espírito Santo. Paulo declarou ter recebido essa revelação. Esse segredo era que o amor, a misericórdia e a graça de Deus não se destinavam apenas aos judeus, mas a toda a humanidade. Um homem tão brilhante, diligente estudioso quanto Paulo, precisou de uma revelação divina para expulsar seus preconceitos nativos.
Evidências do mistério
É triste perceber o poder que os preconceitos étnicos, culturais ou religiosos podem ter sobre nossa mente. Paulo considerava um grande mistério os gentios também serem conduzidos à verdade sobre Deus. É um pensamento que a maioria dos cristãos de hoje, a grande maioria gentios, aceita com naturalidade. Sob essa perspectiva, é difícil perceber como essa idéia era radical para alguém com origem e a educação de Paulo.
O Evangelho nos ensina a amar os inimigos (Mat. 5:44), bem dizer os que nos amaldiçoam, não pagar mal por mal, e assim por diante. Em outras palavras, muitas das exigências do Evangelho são radicais, contrárias à nossa natureza básica, contrariando alguns preconceitos culturais, étnicos e políticos mais arraigados e aceitos que temos.
Pela igreja
Na dispensação do Seu mistério, que tarefa especial Deus designou para a Igreja? (Efésios 3:9-13)
Somos novas criaturas em Cristo, e também somos parte da Igreja que o próprio Deus criou. Essa nova comunidade, a Igreja que Deus criou, se torna uma demonstração cósmica de Seu poder, Sua graça e Sua sabedoria, que derrotou as forças divisoras de Satanás. Se é por meio desta criação que Deus nos revela o Seu poder, é pela nova criação que Deus revela Sua sabedoria e justiça a “principados e potestades”, inclusive aos anjos caídos e não-caídos.
Neste texto, Efésios 3:10 temos, outra visão de toda questão do grande conflito. Temos um vislumbre do interesse de outras inteligências cósmicas sobre o destino do nosso mundo. O mais surpreendente é que, de acordo com este texto, é propósito de Deus que, pela Igreja, a Sua sabedoria seja manifesta para essas outras inteligências.
“Portanto”
Note a promessa maravilhosa em Efésios 3:12. De acordo com Paulo, por meio de Jesus, temos acesso ao próprio Deus. Era sobre isso que Jesus estava falando em João 10:9 quando disse: “Eu Sou a porta”. O efeito da redenção foi restabelecer a humanidade a um novo e corajoso acesso a Deus, sem medo ou restrição e sem a necessidade de intermediários como sacerdotes, santos ou cerimônias. Deus é acessível imediatamente aos que confiam, pelos méritos de Cristo.
Por motivo de os gentios agora pertencerem ao corpo de Cristo; porque o propósito eterno estava sendo cumprido por Jesus, porque a sabedoria de Deus estava sendo revelada ao Universo, e porque temos livre acesso a Deus, Paulo pede que os seu leitores não se aflijam pelos seus sofrimentos, que lhe sobrevieram, pelo fato de ele lhes ter levado o Evangelho.
Em outras palavras, Paulo está dizendo: Não olhem para mim nem para as minhas provações; olhem para as grandes notícias do que Deus fez para o mundo por Jesus Cristo. As boas-novas são muito maiores do que tudo o que eu possa estar passando.
O conhecimento de Seu amor
Pelo que Paulo passou a orar, nos versos seguintes? Por que ele fez esta oração? (Efésios 3:14-21)
Paulo orou para que Cristo habitasse no coração dos Efésios. Paulo orou pela habitação de Cristo para ao ser fortalecido fosse capaz de compreender a largura, o comprimento, a profundidade e a altura do amor de Cristo. Paulo orou para compreender o incompreensível, mas sabia que a certeza do crente descansa unicamente na meditação ininterrupta sobre o amor de Deus.
Embora o amor de Cristo não possa ser mensurado por qualquer medida geométrica, é largo o suficiente para circundar o globo e alcançar cada pecador. É alto o suficiente para alcançar a própria sala do trono de Deus. É profundo o suficiente para examinar as misérias mais profundas de Satanás e retirar daquela desordem qualquer pecador que clame a Cristo por ajuda e traze-lo para que se coloque sob os raios de sol de Deus. É longo o suficiente para estender-se até “antes da fundação do mundo” (Efésios 1:4) por séculos infindos da eternidade, em que esse amor será tema de estudo pelo santos.
O conflito entre pessoas é resultado do pecado. A mensagem de Deus tem a finalidade de trazer unidade e reconciliação. Isso deve ser evidente na Igreja, e só pode ser realizado por Deus em favor dos que se renderem a Ele.




Reporduzido Por: Dc. Alair Alcântara



Liberdade



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails