Pesquisa personalizada

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Meteorologia prevê temporais em Santa Catarina e no RS



Por Redação, com ABr - de Curitba


Mais temporais devido a formação de frente fria no RS
Há risco de temporal em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul neste início de semana. O serviço de meteorologia de Santa Catarina alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e temporal isolados nesta segunda-feira, no fim do dia, especialmente no oeste, meio oeste e planalto sul do Estado, devido ao forte calor com temperaturas em torno de 30°C na maioria das regiões.

Outro agravante é a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul que deve avançar entre terça e quarta-feira por Santa Catarina, provocando chuvas e, em alguns momentos, temporais com granizo e vendavais. Há risco de alagamentos e deslizamentos em algumas áreas da região oeste ao litoral sul.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, as chuvas frequentes e acima da média dos últimos dias deixaram o solo úmido (lençol freático mais elevado) e extremamente vulnerável. A recomendação é para que as pessoas fiquem alerta aos deslizamentos de terra e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 e 193, respectivamente. A Defesa Civil informa que está de prontidão 24 horas também no telefone (48) 3244-0600.

O último boletim da Defesa Civil mostra que as últimas chuvas trouxeram prejuízos para 96 municípios onde 103.293 pessoas foram afetadas. São 2.370 desabrigados e 9093 desalojados. Três pessoas morreram.

Também a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta à população, que diante da previsão para esta segunda-feira, evite áreas de alagamentos e fique atenta ao risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evite trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Há 25 municípios em estado de emergência no Rio Grande do Sul, 200 pessoas desabrigadas e 300 desalojadas. Ao todo, são 45.630 afetadas.









http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=158308

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails