Pesquisa personalizada

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Guiné-Conacri: 157 manifestantes mortos

Milhares de pessoas juntaram-se ontem num estádio de Conacri para protestar contra a junta militar. Pelo menos 157 foram mortos pelas forças de segurança. Veja o vídeo SIC no fim do texto com a reportagem do protesto.




Deixe aqui o seu comentário 3 comentários [1009 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

Guiné-Conacri: 157 manifestantes mortos

Pelo menos 157 pessoas foram mortas e 1.253 ficaram feridas ontem, em Guiné-Conacri , na repressão de uma manifestação da oposição pelas forças de segurança, indicou hoje um responsável da Organização Guineense de Defesa dos Direitos Humanos (OGDH).

"Registámos até agora 157 mortos e 1.253 feridos", afirmou Thierno Maadjou Sow, da OGDH.

Um balanço divulgado ontem à noite pela polícia apontava 87 mortos, mas já hoje a oposição tinha afirmado que morreram 128 pessoas.

O chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, anunciou que a França decidiu suspender de imediato a sua cooperação militar com a Guiné-Conacri e rever toda a ajuda bilateral, após a repressão "selvagem e sangrenta" da manifestação.

A França, antiga potência colonial da Guiné-Conacri, anunciou também a realização quarta-feira de uma reunião da União Europeia em Bruxelas para analisar a situação.

"A nosso pedido, a União Europeia reúne-se quarta-feira em Bruxelas
para analisar medidas complementares que possam ser adoptadas rapidamente", afirmou o ministro francês em comunicado.

No final de Julho, a União Europeia decidiu colocar a Guiné-Conacri sob observação durante dois anos e manter congelada a ajuda ao desenvolvimento, esperando o regresso do país à ordem constitucional após o golpe de Estado de Dezembro de 2008.

Na sequência do golpe, uma junta militar liderada pelo capitão Moussa Dadis Camara tomou o poder e suspendeu a Constituição pouco depois da morte do general Lansana Conté, que presidia aos destinos da Guiné-Conacri há 24 anos.

Milhares de pessoas concentraram-se ontem num estádio de Conacri para protestar contra a possibilidade de uma candidataura do chefe da junta militar às presidenciais de Janeiro.











http://aeiou.expresso.pt/guine-conacri-157-manifestantes-mortos=f538581

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails