Pesquisa personalizada

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Estudo IV - NO MOMENTO EXATO




A vinda de Cristo á Terra foi o maior acontecimento da História. Um estudo da profecia de Daniel, em Daniel 9 (Setenta semanas), nos dá a tranqüilidade de que Jesus começou Seu ministério no momento exato.
O mundo necessitava de Cristo. Era o momento certo para desfazer as idéias erradas da humanidade acerca do caráter de Deus. Até mesmo o próprio povo tinha perdido a noção da obra do Messias. Esse era o tempo de Deus para intervir e restaurar o conhecimento a respeito da salvação (Gal.4:4 e 5).
Jesus sabia que era necessário que as pessoas entendessem o que os profetas haviam adiantado a respeito de Sua missão.
Através de mentiras, Satanás mantinha cativa a humanidade. As pessoas em geral haviam chegado a crer que Deus era um ditador. Então, passaram a adorar a criação, em lugar do Criador.
A profecia de Daniel, adequadamente compreendida, apontava para o povo de Deus o tempo em que o Messias viria.
Daniel 9 começa com o desejo de Daniel de compreender o plano de Deus para o Seu povo. Os 70 anos de exílio de Israel estavam para terminar, e Daniel aguardava para breve o retorno para a Terra Prometida.
Como Daniel se aproximou de Deus através da oração? (Dan.9:3)
Podemos sempre falar com Deus, mas Daniel levou á séria sua comunicação com o Senhor. A oração tem suas regras, e quanto mais séria é nossa necessidade, mais suplicante deve ser nossa oração.
Entendemos que, em linguagem profética, um ano corresponde á um dia. Em Daniel 9, setenta semanas literais correspondem a 490 dias. Nada de importante aconteceu, durante o período de um ano e quatro meses, após ter sido dada essa profecia, que pudesse ser considerado como o seu cumprimento. Por outro lado, se entendermos como linguagem profética, 70 x 7 (sete dias em cada semana)= 490 anos de calendário, o que leva até o tempo de Jesus.
Que pedido fez Daniel a Deus em favor de seu povo? (Dan.9:19)
Deus não queria que Daniel temesse pela continuação do cativeiro. Enquanto Daniel estava orando, Deus respondeu á sua preocupação.
O DIAGRAMA PROFÉTICO - Gabriel apontou para um período de tempo profético de 70 semanas. Usando o princípio segundo o qual um dia em profecia equivale a um ano (Ezeq.4:6 e Num 14:34), esse período corresponde a 490 anos.
Que acontecimento marcou o início dessa profecia? (Dan.9:25).
O decreto do Rei Artaxerxes para restaurar e reedificar Jerusalém, está registrado em Esdras 7:11-26. Foi o terceiro e último decreto que deu aos exilados judeus o direito de retornar a Jerusalém e reconstruir o templo e também autorização para constituir um governo civil. Esse decreto saiu no sétimo ano do reinado de Artaxerxes, 457 a.C.
Quanto tempo demoraria até a vinda do Messias, o Príncipe? (Dan.9:25).
Seriam 7 + 62 = 69 semanas. Como cada dia representa um ano, esse total corresponde a 483 anos. Se o início seria em 457 a.C., o final das 69 semanas seria em 27 d.C., quando o Messias, o “Ungido” apareceria. Jesus foi ungido pelo Espírito Santo por ocasião do Seu batismo, no 15º ano do reinado de Tibério César (Luc.3:1 e 21).
Tibério reinou de 14 a 387 d.C. De acordo com o método de contar os anos de reinado utilizado nessa época no Império Romano, o primeiro ano de Tibériofoi desde a morte de Augusto até o dia do ano novo, portanto, 19 de agosto a 14 de outubro do ano 14 d.C. Logo, o 15º ano de Tibério foi o outono de 27 ao outono de 28 d.C. Jesus foi batizado no outono de 27 d.C. (no hemisfério sul, seria o tempo da primavera), exatamente a data profetizada por Daniel.
Daniel 9:26 informa que o Messias seria morto depois de terminar o período das 62 semanas. Na realidade 3,5 anos após o ano 27 d.C. o Messias foi crucificado, ou seja, no meio das 70 semanas.
Depois da morte do Messias, Jerusalém e o templo seriam destruídos (versos 26 e 27).
O Discurso de Estevão- É interessante o fato de que a profecia das 70 semanas chega ao seu final com o ministério de Estevão (Atos 7).
Missão Profética
Como Gabriel descreveu o propósito da profecia dos 490 anos? (Dan.9:24)
Enquanto Daniel estava preocupado com o futuro do seu povo, Deus desejava que compreendesse que a mensagem profética a ele entregue se refeita a todos os povos.
O que ocorreria durante a semana final do período profético? (Dan.9:27)
Essa última semana da profecia focaliza o povo do concerto. Nos primeiros três anos e meio, Jesus iria pregar a mensagem de salvação aos judeus. Os sacrifícios e serviços do templo (Santuário), apontavam para o ministério do Messias.
Na primavera de 31 d.C., Cristo, o verdadeiro sacrifício, foi oferecido no Calvário. Então, o véu do templo se rasgou em dois, mostrando que a santidade e significação do serviço sacrifical desapareceram. Chegara o tempo de cessar o sacrifício terrestre e a oblação.
A semana- sete anos- terminou em 34 d.C. Então, pelo apedrejamento de Estevão, os judeus selaram afinal sua rejeição do evangelho.
Quando estudamos a vida de Jesus, descobrimos que Ele veio na hora certa. 


Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara




Liberdade






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails