Pesquisa personalizada

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Paquistão fecha escolas por temer ataques do Talebã


Exército entra em cidade próxima ao Waziristão

Exército entrou em cidades próximas ao Waziristão, como Bannu

O governo do Paquistão fechou todas as escolas e universidades de Islamabad e de outras cidades por temer que o Talebã realize ataques em resposta à intensificação da ofensiva militar contra redutos da milícia.

O governo teme que militantes tentem capturar reféns para pressionar o governo a interromper a ação no Waziristão do Sul.

A segurança foi reforçada em diversas partes do Paquistão. A polícia em Islamabad está fazendo buscas a postos religiosos e em áreas rurais.

O Exército paquistanês está atacando nesta segunda-feira postos da Al-Qaeda e de militantes talebãs pelo terceiro dia seguido próximo à fronteira com o Afeganistão.

Reduto

O Exército estabeleceu cinco bases temporárias na região montanhosa na região do Waziristão do Sul para tentar isolar o principal reduto do Talebã.

Não há números precisos sobre a quantidade de vítimas no confronto, mas ambos os lados dizem que o número de mortes é alto.

Os militantes do Talebã estão usando artilharia pesada contra o Exército. Um porta-voz do grupo afirma que dezenas de soldados morreram e que nenhum militante foi morto, mas a informação não pode ser confirmada por fontes independentes.

Os confrontos entre as forças de segurança paquistanesas e o Talebã se estenderam por toda a noite de domingo. Mas o Exército paquistanês parou de tentar entrar no reduto talebã e está procurando se consolidar na periferia, estabelecendo diversos postos de checagem.

Combate no Waziristão

  • Exército paquistanês: 28 mil soldados
  • Militantes talebãs: entre 10 mil e 20 mil insurgentes
  • Uzbeques étnicos que apoiam o talebã: entre 500 e 5 mil combatentes

O porta-voz do Exército, o general Athar Abbas, disse à BBC que seus soldados estão encontrando menos resistência do que o esperado, mas admitiu que o progresso das tropas na região é lento, devido ao terreno montanhoso. Ele disse que há muitas minas e explosivos improvisados plantados no solo.

O Exército também controla a região montanhosa de Ingalmall, que dá acesso ao Afeganistão, o que afeta a principal rota de suprimento dos militantes.

Pelo menos 20 mil pessoas deixaram a região na última semana para o distrito de Dera Ismail Khan. Segundo o correspondente da BBC no distrito, Aleem Maqbool, a área não está preparada para receber as pessoas. Muitos estão buscando ajuda de familiares e conhecidos.

As regiões montanhosas do Waziristão do Sul e do Norte são consideradas um reduto de insurgentes talebãs, que vem atacando tanto cidades do Paquistão como do Afeganistão. O Waziristão do Sul é considerado a mais importante base de militantes islâmicos fora do Afeganistão.

O Exército do Paquistão está lutando contra redutos talebãs na região desde junho, quando o governador da província paquistanesa da Fronteira Noroeste anunciou uma ofensiva no Waziristão do Sul. O governo paquistanês vem sendo pressionado pelos Estados Unidos para combater os militantes.






http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/10/091019_paquistao_dg.shtml

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails