Pesquisa personalizada

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Agência da ONU faz proposta sobre programa nuclear iraniano

Internacional


Agência da ONU faz proposta sobre programa nuclear iraniano

Diretor da agência da ONU de energia atômica falou sobre sua proposta Clique para ampliar a imagem

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) entregou nesta quarta-feira a representantes da ONU, do Irã e de outros três países uma proposta para resolver o impasse gerado pelo programa nuclear iraniano.

A proposta foi distribuída para negociadores do Irã, França, Estados Unidos, Rússia e das Nações Unidas.

A AIEA espera uma resposta dos países até sexta-feira. Negociadores estão reunidos esta semana em Viena, na Áustria, para discutir o programa nuclear iraniano.

"Este acordo poderia abrir caminho para uma completa normalização das relações entre o Irã e a comunidade internacional".
Mohamed El-Baradei, da AIEA

O diretor da AIEA, Mohamed El-Baradei, disse que está "otimista" depois de ter realizado conversas "muito construtivas".

Enriquecimento russo
"Todos no encontro estavam tentando ajudar, tentando olhar para o futuro, e não para o passado, tentando curar as feridas que existem há muitos anos", disse ele a jornalistas.

"Eu circulei uma proposta que na minha opinião reflete uma abordagem equilibrada sobre como seguir adiaante."

Os detalhes da proposta não foram revelados oficialmente, mas representantes do setor nuclear russo disseram à BBC que ela prevê que o Irã envie o seu urânio para a agência da ONU, que o repassaria à Rússia para enriquecimento.

O urânio enriquecido seria então retornado à AEIA e enviado à França, para que elementos necessários para utilização em usinas iranianas sejam adicionados.

Esse processo daria acesso ao Irã a urânio enriquecido suficiente para uso pacífico e seria insuficiente para a produção de armas nucleares.

O Irã garante que seu programa tem apenas fins pacíficos e que o país precisa do combustível nuclear para a sua matriz energética. Países ocidentais suspeitam que o Irã quer produzir armas nucleares.

El-Baradei disse que há questões técnicas, legais e políticas para serem tratadas, assim como "questões de sigilo e confiança".

"É por isso que levou algum tempo e por isso que nós precisamos enviar o acordo para as capitais para aprovação final", disse.

"Eu espero muito que o povo veja a grande vantagem – que este acordo poderia abrir caminho para uma completa normalização das relações entre o Irã e a comunidade internacional."



Fonte: BBC Brasil







http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=16&id=21788

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails