Pesquisa personalizada

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tornados atingiram três municípios de Santa Catarina, confirma centro de informações

FLORIANÓPOLIS – O Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) confirmou nesta quarta-feira que, além do município de Guaraciaba, as cidades de Salto Veloso e Santa Cecília também foram atingidas por tornados na madrugada da última terça-feira. De acordo com o instituto, os ventos atingiram uma velocidade superior a 120 km/h.

Segundo o Ciram, os tornados que se formaram nos três municípios catarinenses podem ser classificados como os mais fracos na escala Fujita, que mede a intensidade deste tipo de fenômeno. Na escala F1 a velocidade dos ventos varia entre 120 km/h e 180 km/h.

O Ciram informou que o mau tempo que atingiu diversas localidades de Santa Catarina teve início após o encontro de uma frente fria vinda do Sul do Brasil com o ar mais quente que predominava no Estado. O encontro formou nuvens verticais, chamadas de Supercélulas, responsáveis por temporais com ventos de mais de 100 km/h.

AE
Estragos causados no município de Guaraciaba, no extremo oeste de Santa Catarina, onde quatro pessoas morreram

Ginásio destruído pelo tornado em Guaraciaba, em SC, onde quatro pessoas morreram

Guaraciaba

Relatos de moradores de Guaraciaba, no extremo oeste de Santa Catarina, indicam que o forte temporal que atingiu o município durou aproximadamente 1h30. Quatro pessoas morreram, árvores foram arrancadas, algumas com raízes, casas foram destruídas e arremessadas pela força do vento e um caminhão e um carro foram virados.

Por causa do estrago, a prefeitura decretou estado de calamidade pública na cidade. Além das quatro mortes registradas no município, cerca de 90 pessoas estão feridas e 250 ficaram desabrigadas.

De acordo com a Prefeitura de Guaraciaba, muitas localidades do município estão sem acesso e sem energia elétrica. Cerca de 670 edificações na cidade ficaram destruídas por completo ou parcialmente em alguns casos.

Aulas suspensas

Devido ao estrago nas escolas e ao difícil acesso dos veículos de transporte escolar, as aulas estão temporariamente suspensas em Guaraciaba, tanto na rede municipal de ensino quanto na estadual. A direção das escolas pede aos professores que neste período, se puderem, que procurem auxiliar as famílias atingidas pelo tornado.

Os professores e as demais pessoas que quiserem atuar como voluntários devem procurar os centros de informações e apoio na prefeitura, no Corpo de Bombeiros, no Centro de Convivência dos Idosos ou no Ginásio de Linha Caravaggio, onde estão os desabrigados.

Divulgação

Tornado deixou casas destruídas em Guaraciaba, que decretou calamidade pública

Doações

Doações de roupas, calçados, cobertores, colchões e alimentos podem ser deixadas no Centro de Convivência dos Idosos, onde uma equipe realiza a triagem dos materiais. Quem não puder levar até o local pode ligar para os telefones (49) 3645-0785 ou (49) 3645-0122.

A previsão para esta quarta-feira na Região Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo nublado, com pancadas de chuvas, trovoadas e possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A Defesa Civil informou que deve continuar chovendo na região durante toda a semana.

Chuva provoca morte e caos

Leia mais sobre: chuva






http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/09/defesa+civil+confirma+que+tornado+atingiu+municipio+de+santa+catarina+8337921.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails