FLORIANÓPOLIS – O Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) confirmou nesta quarta-feira que, além do município de Guaraciaba, as cidades de Salto Veloso e Santa Cecília também foram atingidas por tornados na madrugada da última terça-feira. De acordo com o instituto, os ventos atingiram uma velocidade superior a 120 km/h.
- Tem mais informações? Mande para o Minha Notícia
- Veja imagens da chuva em São Paulo
- Sul e Sudeste deverão ter chuva nesta quarta-feira
- Chuvas em São Paulo: bombeiros retomam buscas por crianças
- Chuvas em Santa Catarina: sobe a 138 número de feridos
Segundo o Ciram, os tornados que se formaram nos três municípios catarinenses podem ser classificados como os mais fracos na escala Fujita, que mede a intensidade deste tipo de fenômeno. Na escala F1 a velocidade dos ventos varia entre 120 km/h e 180 km/h.
O Ciram informou que o mau tempo que atingiu diversas localidades de Santa Catarina teve início após o encontro de uma frente fria vinda do Sul do Brasil com o ar mais quente que predominava no Estado. O encontro formou nuvens verticais, chamadas de Supercélulas, responsáveis por temporais com ventos de mais de 100 km/h.
AE |
Ginásio destruído pelo tornado em Guaraciaba, em SC, onde quatro pessoas morreram |
Guaraciaba
Relatos de moradores de Guaraciaba, no extremo oeste de Santa Catarina, indicam que o forte temporal que atingiu o município durou aproximadamente 1h30. Quatro pessoas morreram, árvores foram arrancadas, algumas com raízes, casas foram destruídas e arremessadas pela força do vento e um caminhão e um carro foram virados.
Por causa do estrago, a prefeitura decretou estado de calamidade pública na cidade. Além das quatro mortes registradas no município, cerca de 90 pessoas estão feridas e 250 ficaram desabrigadas.
De acordo com a Prefeitura de Guaraciaba, muitas localidades do município estão sem acesso e sem energia elétrica. Cerca de 670 edificações na cidade ficaram destruídas por completo ou parcialmente em alguns casos.
Aulas suspensas
Devido ao estrago nas escolas e ao difícil acesso dos veículos de transporte escolar, as aulas estão temporariamente suspensas em Guaraciaba, tanto na rede municipal de ensino quanto na estadual. A direção das escolas pede aos professores que neste período, se puderem, que procurem auxiliar as famílias atingidas pelo tornado.
Os professores e as demais pessoas que quiserem atuar como voluntários devem procurar os centros de informações e apoio na prefeitura, no Corpo de Bombeiros, no Centro de Convivência dos Idosos ou no Ginásio de Linha Caravaggio, onde estão os desabrigados.
Divulgação |
Tornado deixou casas destruídas em Guaraciaba, que decretou calamidade pública |
Doações
Doações de roupas, calçados, cobertores, colchões e alimentos podem ser deixadas no Centro de Convivência dos Idosos, onde uma equipe realiza a triagem dos materiais. Quem não puder levar até o local pode ligar para os telefones (49) 3645-0785 ou (49) 3645-0122.
A previsão para esta quarta-feira na Região Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo nublado, com pancadas de chuvas, trovoadas e possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A Defesa Civil informou que deve continuar chovendo na região durante toda a semana.
Chuva provoca morte e caos
- Tornado deixa pelo menos dez mortos na Argentina
- Vendavais danificam 1,5 mil casas no Rio Grande do Sul
- Chuva de terça-feira é a maior já registrada em setembro
Leia mais sobre: chuva
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/09/defesa+civil+confirma+que+tornado+atingiu+municipio+de+santa+catarina+8337921.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário