Pesquisa personalizada

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Temporais e ventos acima de 100 km/h deixam quatro mortos em Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS – Temporais com granizo e ventos acima de 100 km/h foram registrados na madrugada desta terça-feira em diversas regiões de Santa Catarina. No município de Guaraciaba, no extremo-oeste do Estado, quatro pessoas morreram e pelo menos 64 ficaram feridas. Segundo a Defesa Civil, 70% das residências na cidade estão danificadas devido às tempestades.

No início da tarde desta terça-feira, os técnicos da Defesa Civil contabilizavam pelo menos 23 municípios com danos provocados pelas chuvas. No Oeste de Santa Catarina, o município de Caçador comunicou o destelhamento de 90 residências. Já o município de Abelardo Luz contabiliza prejuízos em cerca de 370 residências em virtude da forte chuva de granizo que caiu sobre a região.

De acordo com a Defesa Civil, a localidade de Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita, está com falta de água e energia elétrica e contabiliza o destelhamento em 180 casas. Também falta energia na cidade de Ipuaçu, onde foram registradas quedas de árvores. Em São Domingos e em Coronel Martins, a população está sem comunicação.

Futura Press

Em Blumenau, a chuva e os ventos derrubaram o telhado da Auto Viação Catarinense

O município de Penha, na foz do rio Itajaí-Açu, comunicou à Defesa Civil o destelhamento de 150 casas e a falta de água e eletricidade. Em Monte Castelo, 100 casas foram atingidas pelas tempestades, deixando pelo menos dois feridos e uma vítima de infarto.

Os temporais também causaram destelhamentos e quedas de árvores em Blumenau, no Vale do Itajaí, onde houve o desabamento de um galpão da empresa Auto Viação Catarinense. A Defesa Civil registra ocorrências ainda em Itajaí, Jaraguá do Sul, Navegantes, Porto União, Schroeder, Santa Cecília, Canoinhas, Santa Terezainha, Faxinal dos Guedes, Tigrinhos, Guaramirim, Rio das Antas e Lebon Régis.

De acordo com o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, major Márcio Luiz Alves, o trabalho está em pleno andamento com a contabilização dos danos e prejuízos causados pelo mau tempo. Segundo ele, os números devem aumentar com o repasse das informações. “A real dimensão dos danos só teremos nas próximas horas”, observou Alves.

Recomendações

No caso de alagamentos, a Defesa Civil recomenda evitar contato com as águas, pois além de poder receber um choque elétrico, elas podem estar contaminadas, podendo causar graves doenças; e não dirigir em lugares alagados.

As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, como por exemplo os banheiros das residências; fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil conta com atendimento de 24 horas. O telefone para contato é (48) 3244-0600.

Previsão do tempo

Neste terça-feira, a frente fria ainda provoca chuva em todas as áreas do Sul do País, segundo a Climatempo. O sol aparece fraco apenas no norte do Paraná, mas sempre entre nuvens e com pancadas de chuva a qualquer hora.

Nas demais regiões do Paraná e no nordeste de Santa Catarina há previsão de tempestade com fortes rajadas de vento. No sudoeste gaúcho, o sol não aparece e pode chuviscar. Nas outras áreas chove no decorrer do dia e a temperatura cai.

Nesta quarta-feira, áreas de instabilidade ainda deixam o tempo fechado na maior parte da região, de acordo com a meteorologia. No norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, o sol não aparece e ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia. Nas demais regiões o tempo fica firme e o sol aparece, mas a temperatura não sobe muito. Pode gear pela manhã no sudoeste gaúcho.

Leia também:










http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/08/temporal+em+santa+catarina+deixa+quatro+vitimas+8315944.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails