Pesquisa personalizada

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lula: marco regulatório do pré-sal é novo Dia da Independência para o Brasil

Política


Lula: marco regulatório do pré-sal é novo Dia da Independência para o Brasil

Países da Unasul presicam se unir para "crescer", diz Lula. (Foto divulgação) Clique para ampliar a imagem

Brasília - O presidente Luiz Ináio Lula da Silva afirmou hoje (31) que o anúncio do marco regulatório do petróleo extraído da camada pré-sal representa “um novo Dia da Independência para o Brasil”. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele destacou que a descoberta põe o país entre os maiores produtores de petróleo do mundo. “E petróleo de boa qualidade”, disse.

Depois de dois anos da descoberta das reservas, Lula anuncia hoje quais serão as regras para a exploração do petróleo na área. Há mais de um ano, o governo discute um novo marco regulatório.

Para o presidente, é preciso “aproveitar” o momento para que a Petrobras se torne “ainda mais forte” e para que o Estado brasileiro possa ser “dono” do petróleo. Ele voltou a comentar a criação de um fundo social constituído de recursos obtidos com a exploração do petróleo na camada pré-sal.

“Um fundo que tem três vertentes básicas: cuidar da educação, da ciência e da tecnologia e da pobreza neste país. Não temos o direito de pegar o dinheiro que vamos ganhar com esse petróleo e torrar no Orçamento da União”. Para Lula, é preciso “classificar prioridades” para que o país se torne mais rico e mais desenvolvido.

O pré-sal é uma área de cerca de 800 quilômetros de extensão, que vai do litoral do Espírito Santo até Santa Catarina. O petróleo está localizado abaixo da camada de sal, a mais de 7 mil metros de profundidade.

Países da Unasul presicam se unir
Depois de participar da reunião da Uniãão das Nações Sul-Americanas (Unasul) na semana passada, o presidente que a união é a alternativa para o desenvolvimento dos países da região. “Ou nos juntamos, deliberamos políticas que sejam complementares e começamos a fazer, entre nós, uma política de ajuda, de solidariedade, e crescermos juntos; ou vamos terminar mais um século pobres, como terminamos o século 20”, disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

Segundo Lula é fundamental que os países da América Latina se entendam “politicamente e economicamente”. Ele lembrou que, durante a reunião da Unasul, um dos assuntos tratados foi a instalação de bases militares norte-americanas na Colômbia. Sobre a situação, o presidente cobrou que haja garantia jurídica – que permita a qualquer país ameaçado recorrer a fóruns internacionais.

“Propus que nós reuníssemos o Conselho de Defesa da Unasul para que fazer uma investigação da real situação fronteiriça de todos os países”, disse. De acordo com Lula, foi proposto ainda que o Conselho de Combate ao Narcotráfico da Unasul se reúna. “É preciso que assumamos a responsabilidade de cuidar do nosso território, da nossa fronteira”, afirmou.

O presidente garantiu ter deixado Bariloche – cidade argentina que sediou a reunião da Unasul – “convencido” de que os países deram “um passo a mais depois de muita divergência”. Segundo Lula, não é possível que a América do Sul apresente “ingerência”. “Chegamos à conclusão de que a gente pode continuar brigando e divergindo, mas temos que construir posições unitárias em torno dessas coisas que são tão caras e delicadas para nós”, disse.


Fonte: Paula Laboissière - Agência Brasil











http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=10&id=20631

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails