Pesquisa personalizada

sábado, 9 de maio de 2009

Cruzeiro do Oeste Combate ao mosquito da dengue é priorizado

. Paraná .
Enquanto que algumas cidades têm vários casos registrados da doença, Cruzeiro do Oeste registrou apenas 0,49%, no último levantamento

Cruzeiro do Oeste/Assessoria
cidades@ilustrado.com.br

O sério trabalho realizado pela equipe responsável pelo combate ao Mosquito da Dengue tem mantido Cruzeiro do Oeste como uma das cidades com os menores índices de toda a região. Enquanto que algumas cidades têm vários casos registrados da doença, e o restante, na grande maioria, com índices superiores ao limite suportável de 1%, o Município registrou apenas 0,49%, no último levantamento, o que é considerado um excelente resultado.
De acordo com o secretário de Saúde, Edson Alcântara, em razão do constante trabalho realizado pela equipe responsável, os índices devem ser ainda menores no próximo levantamento que será conhecido nos próximos dias. Ele destaca também a colaboração da comunidade, que consciente dos perigos, tem sido importante no combate ao Aedes Aegypti. “Nós temos encontrado muito apoio, mas precisamos que os cuidados sejam ainda maiores, para assim, reduzirmos nossos índices a zero”, destacou.
O trabalho de combate ao Mosquito da Dengue é levado tão a sério no Município que o prefeito Zeca Dirceu, tem se envolvido pessoalmente no trabalho de conscientização da comunidade. Nas assembléias do Orçamento Participativo, o prefeito fala sobre a importância do assunto e solicita a colaboração da população. Outro apoio fundamental para o trabalho é o envolvimento das igrejas, entidades, clubes de serviço, escolas e outros, que tem sido positivos.
Através do Programa Reciclando Cidadão, a parceria entre o Município e a Associação dos Trabalhadores na Coleta de Materiais Recicláveis, recolhe em torno de 10 toneladas de recicláveis por mês. Outro trabalho importante é a coleta de entulhos, realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos gratuitamente e com datas pré-determinadas.
Segundo a coordenadora de Combate à Dengue, Sueli da Silva Pereira, da Vigilância Ambiental, em 2008, entre 21 municípios abrangidos pela 12ª Regional de Saúde, Cruzeiro foi o segundo município a cumprir com sua meta anual e com isso não registrou nenhum caso naquele ano. Em 2009, o trabalho foi iniciado com uma mobilização denominada: “Ano Novo Sem Dengue”, através de atividades de promoção de saúde.
Em Janeiro e Fevereiro deste ano, a equipe de agentes comunitários fez trabalho preventivo no “Recreio de Férias” e também durante os quatro noites do carnaval, com frases de impacto, como: “Você e a água não podem ficar parados”; “A Dengue é um problema meu, seu, enfim, de todos nós”; “A Dengue Mata, esta é uma luta diária”.

Como ajudar a evitar a Dengue:
- tampe bem a caixa d’água
- não deixe água acumulada nas calhas
- elimine as poças d’água
- tampe bem filtros, potes e reservatórios
- as garrafas devem ser guardadas de boca para baixo
- substitua a água dos vasos por areia
- fure o fundo das latas, antes de jogá-las no lixo
- mantenha pneus protegidos da chuva
- Eliminar pratos de vasos e de xaxim, enfeites e todo tipo de situação que possa acumular água tanto no interior da residência como nas áreas externas
- remover entulhos e pneus
- tratar plantas que acumulem água, como a bromélia, com uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água
- lavar com sabão em água corrente vasilhas de água para os animais domésticos, pelo menos uma vez por semana, ou antes de sair em viagem
- tratar a água da piscina com cloro e se possível cobri-la antes de viajar
-Denuncie ao número 156 locais com água parada. Poderá ser muito útil




http://www.ilustrado.com.br/noticias.php?edi=080509&id=00000002

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails