Pesquisa personalizada

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2009 O Carnaval, um tiro que saiu pela culatra

O Carnaval é uma festa baseada em costumes antigos com início nos cultos agrários da Grécia, Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo, no espaço dos anos 605 a 527 a.C.

O Carnaval desde o seu início sempre foi uma festa pagã que começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII a.C. e, deixa o paganismo, claro, “entre aspas”, quando a Igreja Católica adota a festa em 590 d.C.

O Carnaval passa a existir como uma festa cristã quando a Igreja Católica o oficializa em 590 d.C. Aquilo que antes, a instituição condenava como festa pagã, por seu caráter “pecaminoso” aos olhos da Igreja, agora, as autoridades eclesiásticas da época transformaram em festividade cristã.

A transformação do Pagão em Cristão, pela Igreja Católica, foi nada menos que um tiro disparado que saiu pela culatra da arma do atirador que deixou de atingir X acertando em Y. O período do Carnaval agora seria marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval".

As Autoridades Eclesiásticas viram-se acuadas em um beco sem saída, e tentaram mudar o sentido da festa, não era mais possível proibir o Carnaval pagão. Foi então que houve a imposição de cerimônias oficiais sérias para conter a libertinagem. Porém, a idéia de fugir do paganismo para o espírito do cristianismo, batia de frente com a principal característica do Carnaval vivido na época: o riso, as diversas brincadeiras, o disfarce, o culto a Dioniso, deus grego e mais outros de outras nações.

Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. Não deu certo, a Igreja errou, ela não transforma, Jesus disse que isto é missão do Espírito Santo.

A tradição já se espalhado por Grécia e Roma, entre o século VII a.C. e VI d.C. A separação da sociedade em classes fazia com que houvesse a necessidade de válvulas de escape. É nessa época que sexo e as bebidas se fazem presentes na festa.

E como não deu certo, em 1545, no Concílio de Trento, o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua.

O Papa Gregório XIII, em 1582,transforma o Calendário Juliano em Gregoriano, e estabelece as datas do Carnaval. O motivo da mobilidade da data, é para não coincidir com a Páscoa Católica, e dos judeus.

O calendário de estabelecimento da festa religiosa e carnaval ficou assim: O cálculo é um pouco complexo. Determina-se o equinócio da primavera, que ocorre entra os dias 21 e 22 de março no hemisfério norte. Observando a lua nova que antecede o equinócio, o primeiro domingo após o 14º dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março, é entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode ser entre 22 de março e 25 de abril. O domingo de carnaval é sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.

A festa carnavalesca surge a partir da implantação pela Igreja Católica antecedida por quarenta dias de jejum, chamado de Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".

O Carnaval brasileiro surge em 1723, com a chegada de portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. A principal diversão dos foliões era jogar água nos outros. O primeiro registro de baile é de 1840.

Em 1855 surgiram os primeiros grandes clubes carnavalescos, precursores das atuais escolas de samba. No início século XX, já havia diversos cordões e blocos, que desfilavam pela cidade durante o Carnaval. A primeira escola de samba foi fundada em 1928 no bairro do Estácio e se chamava Deixa Falar. A partir de então, outras foram surgindo até chegarmos à grande festa que vemos hoje.

O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de París foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.

No período do Renascimento, as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os bailes de máscaras com suas ricas fantasias e os carros alegóricos como se verifica atualmente aqui no Brasil a caráter de festa popular e organizada. Juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. é um tiro disparado pela Igreja Católica que popularmente dizemos saiu pela culatra a atingiu a face do atirador.

Costa
.



http://costa-transformando.blogspot.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails