Pesquisa personalizada

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Gotas Bíblicas

Olá Alair!
Gotas Bíblicas
Então Saul Sentia Alívio | Pr. Olavo Feijó

1 Samuel 16:23 - E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

O primeiro registro bíblico de distúrbio psicológico é aquele que descreve o desequilíbrio emocional do rei Saul. Coincidentemente, Ele é também a primeira referência bíblica à psicoterapia: mas especificamente, à musicoterapia "sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então, Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava" (I Samuel 16:23). A linguagem usada pelo escritor de I Samuel necessariamente reflete a teologia da época, no que se refere aos transtornos mentais. Exigir que o texto usasse termos diagnósticos contemporâneos seria ignorar a estratégia do Senhor, que sempre utilizou linguagem à altura da compreensão das pessoas.

Há duas coisas, pelo menos, em que o texto é contemporâneo. Primeira: nossas vivências emocionais negativas ("espírito maligno") são permitidas pelo Senhor. Segunda: o dom de tratar pessoas com desequilíbrio emocional é uma capacidade também concedida pelo Senhor. Davi recebeu o dom de gerenciar distúrbios emocionais usando a técnica hoje conhecida como musicoterapia. Aceitar a bíblia é simplesmente aceitar que seres humanos sofrem problemas emocionais. Que existem recursos terapêuticos para os tais problemas; e que o Senhor é soberano sobre tudo isso. Crê nisso dá um grande alívio.



http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=tyjvz2n0fq6j&shva=1#inbox/11f169fab11b7a9d

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails