Pesquisa personalizada

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Não temas, filho! Ageu 2.4-5 - por Alberto M de Oliveira


“Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte,

Josué, filho de Jozadaque,
o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR,
e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos;
segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito,
o meu Espírito habita no meio de vós; não temais.


Ageu estava junto ao grupo dos judeus que voltaram do cativeiro na Babilônia à Jerusalém, por volta do ano 536 aC, liderados por Zorobabel. Nesta época, o império Persa, com Ciro, havia conquistado o império babilônico. Neste retorno, nem todos os judeus voltaram a Jerusalém. O imperador Ciro, havia dado liberdade e materiais para a reconstrução do templo. Mas, após uma contenda com seus adversários (provavelmente samaritanos), a obra parou (1). Com o abandono da obra, o povo passou a dar vazão aos seus interesses próprios e egoístas, deixando a obra do templo de lado, mesmo quando tiveram oportunidade de retomá-la (2). Depois da chamada de atenção, por parte do Senhor, através de Ageu (3), a obra recomeça, mas os mais velhos desanimam ao comparar o esplendor do templo de Salomão que fora derribado, com a reconstrução da “segunda casa”. Neste contexto é que Ageu profetiza os versos de hoje.


Por que não temer? 1 porque o Senhor nos despertou da morte para a vida; 2 porque o Senhor promete nos acompanhar e dar descanso; 3 porque temos promessa que a nossa segunda casa será mais gloriosa do que tudo que conhecemos.


Aplicação: Nossa vida é cheia de altos e baixos. Culpamos os outros pelos baixos, e constantemente desanimamos nas subidas, pois estas tendem a ser lentas. Veja o povo judeu: apesar de todas as advertências sobre a idolatria, só se arrependeu quando o império babilônico os destruiu. Depois ao reconstruir o templo, após uma parada obrigatória, abandonaram tudo e foram cuidar de suas vidas. Ao terem sua atenção chamada novamente, reclamam que o antes era melhor. Este é o nosso retrato. Em nossa vida cristã, cedo abandonamos o cuidar e o santificar o templo do Senhor, ou seja, nós mesmos (4), para cuidar “de nossos interesses”. Não entregamos ao Senhor nossas vidas ao seu cuidado? Não O declaramos como Senhor e Salvador? Então deixemos que Ele cuide de nós, e façamos nossa parte, sem O deixar de lado. Aqui falhamos novamente. Ao lermos sobre a plenitude que Adão gozou, as promessas escatológicas do Reino Celestial que nos foram feitas, e o chamado de Cristo para que sejamos como Ele; comparamos a nossa realidade e ao progresso espiritual alcançado e desanimamos (ou pior, nos acomodamos, achando que está tudo bem). Aqui é que a promessa do Senhor deve nos animar. Ageu 2.9 diz: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”. A palavra glória, Kabod no hebraico, significa esplendor, riquezas. Mas não riquezas com a ênfase como o pessoal adepto da prosperidade gosta de proclamar. No verso 7, entendemos que o Senhor abala as nações, as riquezas preciosas de todas as nações – melhor traduzido segundo o NCBSJ (5) como – objeto de desejo; e Ele encheria o templo. Quem era o objeto de desejo dos judeus (esperado até hoje) senão a vinda do prometido Messias? Nós já O conhecemos e Ele já habita em nós (6), e temos já em nós certa medida da plenitude de Sua glória, que será completada em Sua segunda vinda. Hoje, vemos esta glória (a da Sua salvação e as Boas Novas) em vasos frágeis, como de barro (7), mas Ele nos prometeu um corpo igual ao corpo da sua glória, quando Sua obra em nós for finalizada (8).

Não olhe, nem desanime com as circunstâncias ao seu redor. Lute para mudar e progredir. Não precisa viver “espiritosféricamente” como alguns lunáticos vivem, muito menos como um estóico que tentando ficar impassível diante da dor dizendo: “glória a Deus”.Quando estiver doendo, clame, quando precisar desabafe, chore, mas não se perca em meio a suas lágrimas, e não vire as costas para tamanha glória que lhe foi proposta. O Senhor já te chamou, o Seu Espírito Santo já lhe deu uma medida de fé para você crer que Jesus é o Filho de Deus e este Jesus morreu por você, ressuscitou e lhe fez grandes promessas. Agora, leia a bíblia, conheça mais e creia. Ciro foi despertado pelo Espírito Santo para autorizar e auxiliar a obra em Jerusalém (9). O Senhor também despertou Zorobabel para que este continuasse a obra(10). O Senhor “despertou” (movendo/abalando) céus e terra (11) para estabelecer a glória verdadeira da segunda casa (12). O Senhor também nos despertou da morte para a vida (13), sirvamos então, a Ele, de modo agradável, reverente e em santo temor (14), e façamos Sua obra; pois o que Deus prometeu, ao povo judeu na saída do Egito, que Sua presença os acompanharia e daria descanso (15) é reforçada aqui, afirmando que Seu Espírito habita em nosso meio, por isso não devemos temer! Como servir? Como fazer Sua obra? Crendo em Jesus, Seu Filho nosso Salvador, e em Suas promessas (16). Ageu significa festivo e sua mensagem é digna que recebamos em festa, esperando sem medo nem desânimo a glória da segunda casa.


Referências:
(1) Esdras 4.1-24;
(2) Ageu 1.3-11;
(3) Ageu 1.4;
(4) 1Coríntios 3.16 e 6.19;
(5) Novo Comentário Bíblico São Jerônimo – AT, Raymond E Brown, Joseph A Fitzmyer e Roland E Murphy (editores) – Academia Cristã e Paulus, p. 704;
(6) Se você ainda não pediu, peça que Ele habite em seu coração, conforme Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”;
(7) 2Coríntios 4.7;
(8) Filipenses 3.21;
(9) Esdras 1.1;
(10) Ageu 1.14;
(11) Idem 2.6-9;
(12) Hebreus 12.26-28;
(13) João 5.24; Roamnos 6.4 e 1João 3.14;
(14) Hebreus 12.28;
(15) Êxodo 33.14;
(16) João 6.40 e 6.29.

Ave Crux, Unica Spes! "Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." Lutero


http://ecclesiareformanda.blogspot.com/



Reproduzido Por: Liberdade

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails